A Disciplina de Passarinhar

A Disciplina de Passarinhar
Era fim de tarde. O dia havia sido cansativo e estressante. Poderia citar várias preocupações: contas a pagar, familiares enfermos, tentações de pecados, temores do futuro... Deixei o celular em casa (não queria distrações) e percorri as ruas feito um corredor olímpico, até chegar ao meu jardim de oração.
Tratava-se apenas de um terreno baldio, que eu havia me habituado a frequentar. Naquela época, eu costumava dedicar uma ou duas horas por dia em oração. Seguindo o que Paulo nos exorta em Filipenses 4:6-7 buscava levar a Deus a minha ansiedade, esperançoso de quea paz que excede todo entendimento guardasse meu coração e mente em Cristo.
Enquanto orava, de repente comecei a observar algumas andorinhas que voavam de um lado para o outro. Já as tinha visto outras vezes, fazendo o mesmo movimento talvez por horas. Fiquei me perguntando se havia alguma explicação científica para tal e foi como se uma voz me respondesse: “É porque elas não têm preocupações”.
Em Mateus 6:25-34 Jesus nos convida a passarinhar. Os pássaros não produzem nem estocam seus alimentos, mas o Pai celeste os sustenta. Se Deus trata assim aos pássaros, muito mais cuidará daqueles a quem ele chama de filhos.
Este convite vem acompanhado de um mandamento: "Buscar em primeiro lugar Seu reino e Sua justiça". Por vezes, a ansiedade denuncia os ídolos presentes em nosso coração. Creio que é uma disciplina de Deus nos fazer esperar para que nós nos voltemos a Ele, aprendendo a confiar que nossa segurança está em Cristo e não naquilo que possuímos.
Observe os pássaros e lembre-se de que Deus é um Pai bondoso que ama e cuida das necessidades de seus filhos.
Quero compartilhar com você o poema “Passarinhar” que escrevi inspirado neste texto e está em meu livro “Rosas pelo caminho”:
ouvir o bem-te-vi anunciar o alvorecer
pelo bailar das andorinhas se encantar
ter a companhia festiva das maritacas
estudar a engenharia do joão-de-barro
acalmar a alma ao canto do sabiá
ver o colibri achar doçura em cada flor
aos pequeninos pardais servir sementes
apreciar melodias do artista rouxinol
olhai os pássaros, o mestre recomendou
da janela, na varanda ou ao caminhar
eleve os olhos, mire as árvores, o céu
perceba as cores, sinta a leveza das asas
inspire o ar, concentre-se em se distrair
despreocupe-se, pratique passarinhar

Comentários

Postagens mais visitadas