Tema: Pureza Sexual

Tema: Pureza Sexual

“Eu não dei valor ao fato de que deve existir alguns poucos homens no mundo que ainda têm aquele tipo de força. Eu assumi que esses homens deviam estar procurando por mulheres de princípios. Eu não queria estar entre os bens marcados na mesa de barganha, baratos porque foram remexidos e apalpados. Multidões passam
por ali. São apenas alguns poucos que pagarão o preço total - ‘Você recebe por aquilo que pagou’.” (Elisabeth Elliot, Passion and Purity, tradução minha)Quando li que essa era a frase de hoje, fiquei em dúvida se deveria postá-la. Elisabeth Elliot era firme em seu discurso, tanto que muitas vezes ao lê-la eu torci o nariz. Mas, creio que antes de julgarmos nossa amiga Elisabeth, precisamos entender o contexto - ela falava de si mesma aqui. Estava contando de suas experiências pessoais e daquilo que ela mesma acreditava para si. Por isso, não creio que podemos generalizar e acreditar que ela apontava o dedo a todas as pessoas que têm, de alguma forma, um passado sexual do qual se arrependam. Mas o tom dessa frase me preocupa e esse é um dos poucos momentos em que ouso discordar de minha amiga (ou ao menos do tom que ela usou).
Eu fico pensando em quantas moças já caíram no pecado sexual, em quantas
olham para trás e se arrependem de certas decisões. Quantas, ainda hoje, estão lutando contra desejos próprios, ou contra os desejos de seus parceiros. Não acredito que exista muito encorajamento e benção em dizer a elas que são “baratas” e sem valor, e que não merecem homens fortes. Pelo contrário, creio queisso é “chutar quem já está caído”.
Matt Chandler, um de meus pregadores preferidos, certa vez estava em uma
igreja quando um pastor pregou sobre sexo. Ele passou uma linda rosa pela
congregação, fazendo uma ilustração. De mão em mão ela passava, era chacoalhada, suas pétalas tiradas... Até que no final a rosa estava quase toda destruída e sem beleza, por causa das mãos que a tocaram. O pastor pegou a flor e com confiança disse, em alta voz: “quem vai querer essa rosa agora que ela está assim?”. A infeliz ilustração que ele queria passar era “quem vai querer uma pessoa depois de ela ter sido manchada pelo pecado sexual?”. Creio que ele queria pregar sobre a importância da luta pela pureza sexual, e encorajar os jovens e os solteiros a manterem-se puros. Entretanto, lá do meio da congregação Matt Chandler se encheu de uma santa ira e temor a Deus, e gritou de seu assento: JESUS!! JESUS QUER A ROSA!! NÃO É ESSE O EVANGELHO?!
Amigas, não é isso extremamente maravilhoso? Jesus nos quer! Jesus nos ama! Apesar do nosso passado.
Não importa o quanto essa rosa tenha sido destruída e apalpada. Não importa as dores que ela traz. Quando essa rosa se joga aos pés da cruz e clama desesperadamente por perdão e salvação, Jesus a pega e a transforma de forma íntima e profunda. Nele tudo se faz novo. Esse é o sentido de REDENÇÃO!
Agora, é preciso também, ao mesmo tempo, considerarmos a mensagem que Elisabeth queria passar, que não deixa de ser bíblica e importante: é extremamente necessário que guardemos nossa pureza. Jesus nos aceita como somos, mas Ele diz “vai e não peque mais”. Ele não nos deixa onde estamos - Ele nos guia a lugares novos, lugares de recomeços. Independente do seu passado, do que já viveu, agora com Cristo você é chamada a montar um muro e uma guarda ao redor de sua pureza. Você já viu uma Paineira? Eu e minha mãe gostamos muito de admirar essa árvore pelas ruas de nossa cidade quando saímos de carro. Um dia ela notouque a Paineira tem muitos espinhos em seu tronco quando é jovem, um curioso traço da sua biologia. E não é essa uma doce ilustração? Nós também, assim como a Paineira, devemos guardar nossa pureza, nos protegendo e protegendo aquele a quem amamos. Ao contrário do que Hollywood diz, isso é prova de amor, de respeito ao corpo que Deus me deu, e ao corpo de nossos amados. E isso é lindo demais! Para meditar: Não importa o quão sujo seja seu passado, Jesus ainda quer a rosa. Ele faz tudo novo por causa de sua redenção maravilhosa.
O que a Palavra diz: “Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antigüidade. Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom.” (Salmos 25:6,7)
“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (Isaías 43:18,19)
“O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. Como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.” (Salmos 103:8 e

Comentários

Postagens mais visitadas