O Valor da Disciplina

O Valor da Disciplina

Temos o costume de falar mais e praticar menos. Cremos que falar da importância de termos uma vida de oração é a mesma coisa que orar. Que exortar e despertar os irmãos a compartilhar sua fé com os outros é o mesmo que evangelizar. Cremos que exaltar as virtudes do estudo sério da Palavra de Deus significa o mesmo que investir tempo para meditar nela. Quem está mais exposto a esse perigo que nós, os pastores, que nos dedicamos ao ensino e à proclamação das verdades eternas de Deus?
O apóstolo Paulo percebia essa fraqueza nos líderes, especialmente nos mais jovens. Por isso, anima Timóteo no sentido de que sua vida cristã não consista em palavras. Essa exortação, que parece ter sido a preocupação do apóstolo, aparece sete vezes nas duas cartas ao jovem pastor. Sua mensagem é clara: “Não se envolva com muitas palavras porque a vida espiritual não está nelas.” Paulo já havia dito na sua primeira carta aos coríntios: “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder” (1Coríntios 4:20).
Qual é a alternativa que ele apresenta? A disciplina. É interessante observar que a palavra que ele usou para disciplina vem da mesma raiz do termo “ginástica”. Ou seja, Paulo está recomendando a Timóteo que a pratique para se manter em forma na vida espiritual. Ele se refere à ginástica que embora não seja o exercício físico, também é proveitosa.
O apóstolo fala daquela disciplina que abre a porta para maior intimidade com Deus: a adoração, a leitura, a oração, o jejum, a solitude, o silêncio, etc.. Muitos de nós temos uma vida disciplinada, mas nossa disciplina está mal orientada. Investimos muito tempo em atividades públicas porque são elas que nos dão maior satisfação. Essas atividades, porém, não nos predispõem a um profundo relacionamento com o Senhor. É o que fazemos a sós que faz a diferença quando estamos diante do povo.
A excelência em qualquer empreendimento tem o seu preço. O músico que pretende ser extraordinário, não pode simplesmente descansar no seu talento. Ele deve passar horas e horas praticando-o todos os dias. O esportista que almeja subir ao ponto mais alto do pódio deve dedicar-se ao treinamento por longas horas a cada dia. Do mesmo modo, nós que desejamos alcançar um lugar de excelência na vida espiritual, devemos estar dispostos a fazer os exercícios necessários para cultivá-lo.
Por: Christopher Shaw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinais de um “eu te amo” disfarçado: como decifrar os gestos silenciosos do amor.

5 Hábitos comum em pessoas Inteligentes

Devocional Feminino Saudável - Isaías 26:3